Relato de caso: Celiotomia em jabuti-piranga (Chelonoidis carbonariapara) para remoção de ovos retidos em oviduto

Relato de caso: Celiotomia em jabuti-piranga (Chelonoidis carbonariapara) para remoção de ovos retidos em oviduto

Celiotomy in jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) to remove eggs retained in oviduct: Case report

DOI: 10.53499/sfjeasv1n4-004

Received in: August 1st, 2021
Accepted in: September 30th, 2021

Victória Galheriano Maia
Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (UNIP).
Hospital Veterinário Fullpet
Rua Jamil João Zarif, 888 – Taboão – Guarulhos SP, Brasil
E-mail: victoriagalheriano@gmail.com

Daniele Mesquita Grangeiro
Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Cruzeiro do Sul Hospital Veterinário Fullpet
Rua Jamil João Zarif, 888 – Taboão – Guarulhos SP, Brasil
E-mail: danielinha.mesquita@hotmail.com

Marcos Levi Santos
Graduando em Medicina Veterinária (Universidade Guarulhos) Hospital Veterinário Fullpet.
Rua Jamil João Zarif, 888 – Taboão – Guarulhos/SP, Brasil.
E-mail: mlevisantos@gmail.com

Danilo Cabral
Medico Veterinário (UNIP)
Mestrado em Patologia Ambiental e Experimental (UNIP) Hospital Veterinário Fullpet
Rua Jamil João Zarif, 888 – Taboão – Guarulhos SP, Brasil
E-mail: danilocabral11@gmail.com

Everton José Buzzo
Doutor em Ciências pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – USP
Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Abrahão Issa Halach, 980 – Ribeirânia, Ribeirão Preto – SP, Brasil
E-mail: everton.buzzo@estacio.br

Alison Chagas Rodrigues Silva
Medico Veterinário (Universidade Guarulhos) Hospital Veterinário Fullpet
Rua Jamil João Zarif, 888 – Taboão – Guarulhos SP, Brasil
E-mail: alisonchagasmv@gmail.com

Polliana Pimentel
Médica Veterinária (Universidade Guarulhos) Hospital Veterinário Fullpet
Rua Jamil João Zarif, 888 – Taboão – Guarulhos SP, Brasil
E-mail: polliana.89@icloud.com

Paulo Usignolo Carnauba Vicente
Medico Veterinário (Anhembi Morumbi) e Biólogo (Universidade Guarulhos) Pós-Graduado em Clínica Medica e Cirurgica de Pequenos Animais (UNICASTELO)
Hospital Veterinário Fullpet
Rua Jamil João Zarif, 888 – Taboão – Guarulhos SP, Brasil
E-mail: paulo_usignolo@yahoo.com.br

RESUMO
Os jabutis (Chelonoidis carbonaria) são quelônios de hábitos terrestres, pertencentes à família Testudinidae, sendo provavelmente o quelônio que mais tem sido mantido em cativeiro como animal de estimação. Dentre as principais patologias reprodutivas encontradas nesta espécie podemos destacar a distocia, que raramente tem sido relatada em répteis selvagens. A retenção de ovos é uma enfermidade em que os sinais clínicos não são específicos e debilitam o animal severamente. Os processos patológicos que envolvem a retenção de ovos relacionam-se a diversos fatores. O presente trabalho teve por objetivo relatar um caso clinico cirúrgico de retenção de ovos em Chelonoidis carbonaria, diagnosticado através de exame físico, anamnese e o uso de estudo radiográfico. O tratamento clinico convencional sugerido não foi eficiente. Sendo assim, o animal foi encaminhado ao tratamento cirúrgico por celiotomia e remoção dos ovos retidos. Todos os ovos foram retirados e o animal foi acompanhado clinicamente por 60 dias, sem complicações durante esse período.
Palavra-chave: Jabuti-piranga, quelônios, celiotomia, retenção de ovos.

ABSTRACT
Tortoises (Chelonoidis carbonaria) are terrestrial chelonians, belonging to the Testudinidae family, being probably the chelonian that has been kept in captivity as a pet. Among the main reproductive problems found in this species we can highlight dystocia, which has rarely been reported in wild reptiles. And retention of eggs is a disease in which clinical signs are not specific and severely debilitate the animal. The pathological processes that involve the retention of eggs are related to several factors. This study aimed to report a surgical clinical case of egg retention in Chelonoidis carbonaria, diagnosed through physical examination, anamnesis and the use of radiographic studies. The conventional clinical treatment suggested was not efficient. Thus, the animal was sent to surgical treatment by celiotomy and removal of retained eggs. All eggs were removed and the animal was clinically followed for 60 days, without complications during this period.

Keyword: Jabuti-piranga, quaoniums, celiotomy, egg retention, reptiles

  1. INTRODUÇÃO

Os Chelonoidis carbonaria, popularmente conhecidos como Jabuti-piranga, são répteis terrestres pertencentes à ordem Quelonia e família Testudinidae. Esses animais estão amplamente distribuídos na América do Sul, incluindo o Brasil (ERNST & BARBOUR, 1989). Devido ao amplo comércio ilegal da espécie, é considerado o Testudine com maior prevalência de reprodução em cativeiro no país (MATIAS, et.al., 2006).

A distocia é a dificuldade que a fêmea apresenta durante o processo reprodutivo, culminando na retenção de ovos, que pode causar displeção fisiológica e levar à morte. Esta condição afeta aproximadamente 10% da população reptiliana por ano que é mantida em cativeiro (MADER, 1996).

O manejo inadequado se destaca como a principal causa da distocia em reptilianos, cobrindo alimentação errônea, local impróprio para confecção de ninhos, temperatura e solo inadequados. No entanto, distúrbios patológicos também podem levar à retenção de ovos, especialmente cascas quebradas, ovos com tamanho além do normal, hipercalcificação, obstrução do canal pélvico, atonia muscular e disfunção endócrina (FOWLER, et al., 2001; MATIAS, et al., 2006).

A estimulação hormonal por meio da administração de ocitocina deve ser a primeira abordagem a ser realizada na distocia. Se o tratamento não for eficaz, o animal deve ser submetido ao procedimento de celiotomia para retirada dos ovos retidos (MATIAS, et al., 2006).

O presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de uma jabuti-piranga de 30 anos que foi submetida à celiotomia. O procedimento de abertura da cavidade celomática é pouco descrito na literatura, tornando-se necessário elucidar essa abordagem cirúrgica, visto que o tratamento clínico nem sempre é eficaz.


2. RELATO DE CASO
O animal foi internado no Hospital Veterinário FullPet em 7 de abril de 2021. O responsável relatou como principal queixa que o lonon iumum estava menos ativo, marcando alterações nas características comportamentais. Foi descrito o médico veterinário responsável pela ovipostura de dois ovos e, ao abordar sua história reprodutiva, foi esclarecido que esta seria a primeira oviposição, sem recorrência de doenças prévias ou pré-existentes.

A manutenção do animal era feita em um quintal com exposição de luz e calor natural, sem controle sobre esses fatores. A alimentação era feita à base de vegetais diversos, verduras e frutas.

O animal mostrou-se apático para realizar o exame físico, porém, todos os demais parâmetros vitais estavam dentro da normalidade para a espécie. Diante da história clínica, foi encaminhado para radiografia em projeção dorso-ventral, para visualização da cavidade celomática. Para o estudo radiográfico, o animal foi mantido em decúbito ventral por contenção física sem muitas complicações. A partir disso, foram evidenciadas onze estruturas radiopacas bem delimitadas, caracterizando a presença de ovos retidos (IMAGEM 01A).

Levando em consideração o quadro clínico do animal, este foi mantido internado para melhor acompanhamento. O tratamento clínico instituído inicialmente foi a estimulação hormonal por meio da administração de duas doses de ocitocina 2 UI / IM, com intervalo de duas horas entre elas. A reposição de cálcio também foi realizada na dose de 0,3 ml / seio occiptal IV. Foi mantido em repouso em água morna.

Após o tratamento, o animal expeliu um ovo (IMAGEM 01B), mantendo dez deles retidos no oviduto. Ela foi mantida sob observação para possível ovipostura da outra. O tratamento hormonal com ocitocina durou 4 dias na tentativa de abordagem não invasiva. Após esse período, valorizando a saúde do animal, optou-se pela celiotomia para retirada dos ovos.

IMAGEM 01A – Radiografia dorso-ventral mostrando 11 estruturas ovóides com característica radiopaca circunscrita.
IMAGEM 01B – somente ovo que eclodiu durante o tratamento clínico com manuseio e ocitocina.

Para realização do procedimento cirúrgico, cetamina 5 mg / Kg / IV foi administrada como medicação pré-anestésica. O agente utilizado para a indução anestésica foi o propofol 0,5 mg / kg / em bolus. A manutenção do plano anestésico foi realizada pelo agente inalatório isoflurano a 2% (CUBAS, et al., 2014).


Após o protocolo anestésico, o procedimento cirúrgico foi iniciado. Uma serra oscilatória foi usada para abrir o plastrão. É um instrumento pouco utilizado na prática do veterinário, porém, evita cortes ou perfurações dos órgãos vitais do animal. Após a abertura da estrutura óssea, foi feita uma incisão na membrana celomática e iniciado o oviduto (IMAGEM 02A). Após a localização, foi exposta e realizada a abertura para retirada dos ovos (IMAGEM 02B).

IMAGEM 02A – Após serrar o plastrão (placa ventral), observe a membrana celomática.
IMAGEM 02B – Evidenciando e expondo o oviduto.

Os ovos retidos foram removidos um a um e contados posteriormente (IMAGEM 03A). Em seguida, o oviduto foi suturado com fio monofilamentar de polidioxanona 0. O processo de fechamento foi iniciado sem sinais de sangramento ou outras complicações.


Para o fechamento da membrana celomática foi utilizada sutura multifilamentar com ácido poliglicólico 2-0, para evitar o uso de fios inabsorvíveis e a manutenção de corpo estranho no interior do animal ao longo de sua vida. Posteriormente, o plastrão foi recolado em seu local anatômico adequado. Quatro placas ortopédicas de aço inoxidável com quatro parafusos cada foram usadas para nivelar e fixar o plastrão (IMAGEM 03 A). A seguir, utilizou-se o uso de resina para fechamento da área cirúrgica (IMAGEM 03B).

IMAGEM 03A- – Fixação e alinhamento de locais ortopédicos cirúrgicos, para fixação com parafusos cirúrgicos.
. IMAGEM 03B – Fechamento da área de plasto com resina dentária.

3. CONCLUSÃO / DISCUSSÃO
Conforme já destacado por Mader (1996), a produção científica sobre distocia é limitada, com predomínio de relatos de casos voltados para o tratamento. Portanto, muitas informações são baseadas na experiência dos autores, na comunicação pessoal com colegas e na literatura científica limitada.

Na busca por referenciais teóricos nos diversos indexadores científicos para a realização do trabalho, ficou evidente a dificuldade em encontrar pesquisas e artigos sobre o assunto. No entanto, os livros foram uma excelente fonte de informações que contribuíram para o enriquecimento teórico do estudo.

Atualmente, vem crescendo o número de pessoas em busca de tartarugas para animais de estimação. No entanto, muitas vezes eles não têm o conhecimento sobre os cuidados que esses animais precisam em cativeiro. Posto isto, o papel do veterinário é, sempre que possível, orientar o responsável sobre os cuidados essenciais que o animal deve ter, visando prevenir complicações futuras.

O procedimento cirúrgico da celiotomia é extremamente invasivo e complexo de ser realizado. Portanto, o tratamento não invasivo com ocitocina deve ser a primeira conduta do profissional (MADER, 1996). No caso apresentado, a estimulação hormonal não foi eficiente e o procedimento cirúrgico era a única solução para garantir a saúde e o bem-estar do animal.

Pelos fatos analisados, a função primária do veterinário é prevenir ao máximo esse tipo de complicação por meio de orientação. Porém, você deve estar preparado para se deparar com essa situação no dia a dia e saber como agir da melhor forma possível.

REFERÊNCIA
CUBAS, Z.S.; SILVA, J.C.R.; CARTÃO-DIAS, J.S. Tratado de Animais Selvagens.
São Paulo: Roca, 2492p., 2014.

ERNST, C.H.; BARBOUR, R.W. Turtles of the world. Washington DC.: Smithsonian Institution, 313p., 1989.

MADER, D.R. Reptile medicine and surgery. Philadelphia: Saunders, 512p., 1996.

MATIAS, C. A. R. et al., Aspectos fisiopatológicos da retenção de ovos em Jabuti piranga (Geochelone carbonaria Spix, 1824). Cienc. Rural, Santa Maria, v. 36, n. 5, p. 1494-1500, Oct. 2006. Disponível em
. Acesso em: 17 de abr. de 2021.

FOWLER, M. E.; CUBAS, Z. S., Biology, medicine, and surgery of south american wild animals. Estados Unidos: Iowa State University Press, 548p., 2001.

ARTIGO ORIGINAL >>>> CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *