27 de outubro – Dia da Conscientização sobre o Gato Preto

A data de 27 de outubro, é comemorado o Dia da Conscientização sobre o Gato Preto. O objetivo conscientizar sobre os maus tratos para com eles e mostrar que os gatos pretos também têm valor.

O preconceito e ignorância resultam em maus-tratos com os gatos pretos, principalmente em datas como sexta-feira 13 e no Dia das Bruxas (Halloween – 31 de outubro).

Nesses dias os gatos pretos acabam correndo perigo, pois são vítimas de preconceitos, ignorância e alvos de superstições e rituais macabros nos quais são maltratados e assassinados. Segundo o professor de história Luciano Gomes eles matam os gatos para entrar em conexão com forças espirituais, para se sentirem protegidos do mal ou para fazerem o mal.

(BLOG)

A trajetória negativa associada ao gato preto teve início na Era Medieval. O historiador explica: “Primeiro há a ideia de que a cor preta está ligada às trevas, e ter um gato preto estava relacionado à imagem do demônio“.

Na época as mulheres que eram parteiras, cultuavam Bastet (A deusa da fertilidade representada como uma gata preta – Egito), usavam ervas e poções. Por esse motivo passaram a ser consideradas bruxas. Acreditavam que as “bruxas” se disfarçavam de gatos à noite para que elas pudessem caçar e fazer bruxarias.

No período da Inquisição, os gatos começaram a ser aniquilados pois o Papa Gregório IX ordenou que eles fossem exterminados. “Era uma forma, no contexto cristão, de combater o paganismo”, informa o professor.

Apenas em 1630 que a violência contra os gatos foi proibida, por decreto do rei Luís 13. Mas infelizmente até nos dias de hoje, a rejeição ao felino permanece enraizada na sociedade.


Como dito anteriormente em outro post, maus-tratos de animais é considerado crime, conforme a nova legislação Lei Federal nº 14.064/20, abandonar, ferir, mutilar ou matar animais, a pena de detenção aumentou de até um ano para até cinco anos.


Caso você presencie uma situação em que o gato está em perigo, faça uma denúncia:
– Ibama (0800 61 80 80);
– Disque Ambiente (0800 11 35 60);
– Disque Denúncia (181);
– Polícia Militar (190). 

Se você encontrar um gato ferido, leve-o imediatamente ao médico veterinário.

Diga não há ignorância e ao preconceito, reaja aos maus-tratos aos gatos pretos, denunciem! Eles merecem viver!

Conheça nossas unidades:

📍 Unidade Taboão
Av. Jamil João Zarif, 888

Jd. Santa Vicência – Guarulhos
(11) 2279-4020
(11) 94781-7000

📍 Unidade Vila Galvão
Av. Dr. Timóteo Penteado, 3922

Vila Galvão – Guarulhos
(11) 2455-3253
(11) 94777-8800

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *