Cardiomiopatia dilatada, hipertrófica e restritiva

O termo cardiomiopatia é usado apenas quando um distúrbio afeta diretamente o músculo cardíaco. Trata-se de enfermidades cardíacas que acometem cães e gatos. As raças maiores de cachorros.

Cardiomiopatia se caracteriza pelo afinamento do músculo cardíaco e seu consequente enfraquecimento, que acaba por não se contrair devidamente.

Três tipos de cardiomiopatia:

– Cardiomiopatia dilatada: em que os ventrículos (as duas câmaras inferiores do coração) aumentam de tamanho (se dilatam), e os sintomas são diversos, como aumento de abdômen, retenção de líquido, aumento de peso, dificuldade para respirar, pouco fôlego, tosse, entre outros.

– Cardiomiopatia hipertrófica felina, em que as paredes dos ventrículos se tornam espessas e rígidas, acomete gatos e os sintomas são: sopro cardíaco de grau variável, ritmo de galope e arritmias.

– Cardiomiopatia restritiva, em que as paredes dos ventrículos se tornam rígidas, mas não ficam necessariamente espessas.

Os principais tipos de cardiomiopatia podem se sobrepor, ou seja, podem ter características de mais de um tipo.

A maioria das doenças do coração não tem cura, portanto é importante o diagnóstico precoce, para que o tratamento poderá seja feito o mais breve possível para que seu pet tenha uma vida longa. Prevenir é a melhor opção!

Fonte: vetmetodo, shopveterinario;

Toda dedicação e amor com o seu melhor amigo.


#fullpet #veterinário #vet #animaisdomesticos #animaldomestico #pet #medicinaveterinaria #medvet #animal #24horas #veterinario #hospitalveterinario #cachorro #gatos #gato #pet #dog #cat #clinicavetrinaria #veterinária #Guarulhos #sp #ultrassom #filhotinho #gatosfofos #setembrovermelho #prevencaodedoencacardiovascular #doencadocoracao #coração #amigo #mesvermelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *