Síndrome do gato paraquedista

Você já ouviu falar sobre a síndrome do gato paraquedista? Não?
Vamos falar um pouco sobre esse assunto.

Como todo mundo já ouviu falar, “o gato sempre cai em pé”, porém, depende. Os gatos tem a capacidade de cair sobre as quatro patas, pois o peso do seu corpo está simetricamente distribuído de tal modo, que o centro da gravidade coincide com o centro geométrico do seu corpo.

A síndrome do gato paraquedista é denominado quando o gato sofre fraturas ao cair de um lugar muito alto, como janelas, varandas ou telhados. Mas não é porque se atiram e sim porque perderam o equilíbrio, se assustaram ou por distração. Costumam se distraírem ao perseguirem insetos, pássaros ou objetos. E durante a queda se o gato não conseguir corrigir a postura, seja porque ele choca com um obstáculo ou pela altura ser grande, ele poderá sofrer lesões graves. Normalmente, as quedas afetam a coluna vertebral, o tórax, a cabeça ou o abdômen.

É necessário tomar alguns cuidados para quem mora em apartamento, como colocar grades, telas ou algum tipo de proteção nas janelas e varandas para a segurança deles.
Caso seu gato tenha tido uma queda de uma altura considerável, recolha-o com cuidado, se possível com uma toalha ou manta, e o leve imediatamente a um hospital veterinário.

Veja mais conteúdos no nosso blog.

A FullPet está aberta 24h por dia. Para mais informações, entre em contato conosco:
📞 (11) 2455-3253 – Unid. Vila Galvão
📞 (11) 2279-4020 – Unid. Taboão

Fonte: Affinity-petcare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *