Seu animal foi atropelado e agora, quem é o culpado?

Atendemos com frequência animais atropelados. Das muitas vezes chegam os donos, o animal e a pessoa que o atropelou. O dono do animal culpa o motorista, gerando confusão.

Mas afinal, de quem é a culpa?

Segundo CC – Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
Art. 936. “O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou força maior”. Essa responsabilidade pelo fato do animal independe de culpa, e compreende danos de qualquer natureza (materiais, morais, estéticos, etc.). Portanto, o dono ou detentor do animal – denominado genericamente de guardião – é quem responderá pelos danos causados a terceiros, incluindo acidentes de trânsito provocados pelo bicho.

Portanto, a responsabilidade civil pelo fato do animal é objetiva, independentemente de culpa, e abrange o guardião, seja ele dono ou pessoa sob os cuidados de quem está o animal, ele poderá sofrer o processo e ser condenado.

Obs: Contudo motoristas e pilotos devem andar com cautela e no caso de atropelamento, abandonar um animal ferido em razão de atropelamento é crime ambiental (lei 9605/98:Art. 32).

Veja mais conteúdos no nosso blog pelo link da bio.

Fonte Jus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *